sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Amarelão (Icterícia Neonatal)

Joaquim, 10 dias - Fotocriar

Olá Pessoal! Hoje vamos falar um pouquinho sobre o famoso e comum “amarelão” dos bebês. Como lido bastante com recém-nascidos no estúdio, é frequente mamães aflitas com esta disfunção do bebê. Vou usar um pouco da experiência hospitalar que tenho para esclarecer dúvidas básicas deste tema, tentando fugir de palavras técnicas. O amarelão chama-se Icterícia Neonatal, e é mais comum do que se pensa, principalmente para bebês nascidos antes da 38ª semana de gestação. É provocado pelo excesso de bilirrubina no sangue, um pigmento amarelado que provém dos glóbulos vermelhos. A limpeza da bilirrubina é feita pelo fígado, ainda imaturo para processar devidamente esta substância. O corpinho do bebê precisa aprender a fazer isto, já que esta função era antes feita pela placenta da mamãe.

Costuma ser visível a tonalidade amarela na pele e olhos do bebê 24 horas após o nascimento, durando em média 10 dias. O pediatra do seu bebê deve estar ciente, e dará as dicas necessárias para auxiliar nesta disfunção. A principal delas é deixar o bebê tomar o sol até às 10h da manhã e após às 16h, com o máximo de pele exposta que for possível. Claro, atente-se ao frio e calor a que ele esteja exposto.

O amarelão deve melhorar até o 10º dia, caso não apresente sinais de melhora, procure o pediatra. A Icterícia pode causar danos cerebrais e outras complicações se durar muito tempo. Mas não se apavore caso persista, o tratamento é bem  simples: banho de luz, ou fototerapia. É feito no hospital, com o bebê peladinho em berço aquecido e olhos vendados.
Lembre-se: Icterícia não é uma doença, é apenas uma disfunção temporária.  Não quero com este texto substituir uma consulta médica. O intuito é apenas esclarecer dúvidas básicas para as mamães não ficarem tão assustadas.

Beijos,

Carla


Nenhum comentário:

Postar um comentário