quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Amamentação

Amamentar é o sonho de todas as mamães. E também um pesadelo no início para muitas.  Para mim não foi nada fácil, tive fissuras bem grandes e sangramento. Tive de ficar três dias sem amamentar para dar uma cicatrizada e recomeçar. Lembro que tinha câimbras nas pernas durante as mamadas de tanto que me contorcia de dor. Existem casos mais sérios em que a mãe precisa parar de amamentar por conta de fissuras, que devem ser avaliadas pelo obstetra ou pediatra de seu filho. As "conchas" auxiliam muito na recuperação dos mamilos.  Uma dica muito legal que aprendi com as mães do estúdio é colocar algodão dentro das conchas, assim não transbordam cada vez que nos abaixamos. 
Algumas mães não produzem leite, mesmo insistindo muito. Vou citar-me novamente. Quando nasci, minha mãe não conseguiu me amamentar. Tomei leite de vaca desde os primeiros dias, nunca tive nenhum problema com isso. E este fato não influenciou em nada minha evolução como pessoa. Sinto pena desta ditadura da amamentação, que traz um sentimento de culpa sem necessidade às mães. Se não dá, bola pra frente! Seu bebê continuará lindo e saudável, com o mesmo amor e apego mãe-filho.
Pouco leite?  Muito leite? Deixe seu extinto responder. Caso sinta que seu bebê não esteja satisfeito após as mamadas, cogite um suplemento. Troque ideia com o pediatra. Complemento não é o fim do mundo. Leite demais? Mamas túrgidas? Esgote no chuveiro, têm vídeos muito bacanas no youtube sobre isso. Procure não entrar em paranoias, isso só complica tudo.
Sabemos que um recém-nascido traz consigo uma vida nova à família, muitas mudanças, muito amor e muitas dificuldades. Esfrie a cabeça, tudo vai dar certo. O jeito que conseguir, será o seu jeito. E o jeito de mãe sempre está certo.
Confie em si!

Beijos,

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário